BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Sétima Trombeta (jogral)

1 A- Saudamos à Igreja com a Paz do Senhor. No capítulo 11 do Livro de Apocalipse, temos o evento que serve como tema à nossa festa. Antes, porém, iremos ver o que nos está reservado nas palavras deste maravilhoso livro. João, o autor do livro, quando prisioneiro de Patmos, pequena ilha a 80 km de Éfeso, descreveu assim o que é o Apocalipse:
TODOS- "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo".
B - "Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados..."
A - "...e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!".
TODOS - "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso".
VOZ OCULTA (NARRADOR)- João, preso por causa do Evangelho, foi arrebatado em espírito e ouviu uma voz, como de trombeta. Procurou ver quem com ele falava, e viu...no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até os pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
VOZ OCULTA (PERSONAGEM) - "E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno."
2 A- A perseguição às igrejas nessa época era tremenda. Domiciano, o imperador, era um perseguidor feroz, exigindo ser tratado como "Senhor e Deus". O livro de Apocalipse foi enviado às igrejas da Ásia para repreender o pecado dentro delas, chamá-las ao arrependimento e à volta ao primeiro amor. Também para fortalecer a fé, dar firmeza e fidelidade, encorajar os crentes à permanência preparando-as para o grande acontecimento que será a conquista dos reinos do mundo por Nosso Senhor Jesus Cristo... para sempre!
3 A - A Igreja de Éfeso não se cansava, trabalhava constantemente na Obra de Deus. Tinha porém caído, e não havia arrependimento em seu interior. Precisava retomar as primeiras obras, retornar à primeira caridade, voltar ao primeiro amor.
B- "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:"
TODOS- "Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus."
1 B- "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Esta palavra descreve bem as provações que a Igreja de Esmirna iria passar. Alguns dos seus membros seriam lançados em prisões e fortemente atribulados, possivelmente até a morte.
VOZ OCULTA - "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:"
TODOS - "O que vencer não passará pela Segunda morte."
4 A- Pérgamo era uma cidade onde a adoração ao imperador romano era colossal. Era considerada, na Bíblia, o trono de Satanás. Lá, porém, havia crentes fiéis que guardavam o nome do Senhor e não negavam a sua fé em Deus. Havia, infelizmente, seguidores de Balaão, pregando a idolatria e a imoralidade. O arrependimento, naquela igreja, se fazia necessário, era algo imperativo.
A - "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:"
TODOS - "Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe."
10 A- Aquele que tem os olhos como chamas de fogo e os pés como latão reluzente não tolerava mais as falsas profecias e ensinos errôneos em Tiatira. Deu tempo, esperou que houvesse arrependimento, que eles se convertessem dos caminhos maus. Iria agora agir com mão forte. Porém, para aqueles de boas obras, aqueles fiéis, pacientes, nenhum mal lhes traria.
VOZ OCULTA - "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:"
TODOS - "Ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, dar-lhe-ei a estrela da manhã."
2 B - As obras da Igreja de Sardes não foram achadas perfeitas perante Deus. Era uma igreja sem vigilância; parecia viva, mas era morta espiritualmente. Todavia, havia pessoas com as vestes limpas, imaculadas, sem contaminação e dignas de, um dia, andarem de branco com Cristo.
B- "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:"
TODOS - "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."
9 A- A porta estava aberta e ninguém a podia fechar; mesmo com as forças poucas, quase se esvaindo, a igreja de Filadélfia guardava a Palavra e não negava o nome do Senhor. Deus, em recompensa, iria livrá-los da hora da tentação que viria sobre todos os habitantes da terra.
DIREITA A + ESQUERDA B - "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa."
VOZ OCULTA- "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas:"
TODOS- "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."
3 B- A condição espiritual da Igreja de Laodicéia era caótica. Ela não era uma igreja que estava no mundo; o mundo estava dentro dela. Considerava-se uma igreja rica, onde nada lhe faltava; porém Deus a amava e vendo o seu estado de nudez e cegueira espirituais, a exortava a vestir vestes brancas e a ungir os seus olhos.
ESQUERDA A + DIREITA B - "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo."
TODOS- "Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono."
VOZ OCULTA- Após estas coisas, João viu alguém assentado em um trono. E dele saíam relâmpagos, e trovões e vozes; havia vinte e quatro anciãos e quatro animais, cada um destes com seis asas, que não descansam nem de dia nem de noite, dizendo:
B- Santo...
A- Santo...
TODOS- ...Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
8 A- À destra deste assentado no trono, estava um livro selado com sete selos. E um anjo bradava:
TODOS- "Quem é digno de abrir o livro e desatar os seus selos?"
VOZ OCULTA(PERSONAGEM)- "E eu chorava muito, porque ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E um dos anciãos disse-me assim:"
TODOS - "Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos."
A - Mas havia um Cordeiro! Ele estava no meio do trono, e parecia ter sido morto. "E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono."
B - "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, e cantavam um novo cântico, dizendo:"
P.E. - "Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra."
4 B- Foram abertos seis selos. "E havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora."
PAUSA(10 SEGUNDOS)
A - O céu é lugar de barulho. Lugar de exaltação, Glórias e Aleluias ao que abriu o livro e desatou os selos.
4 B (CONT.) - "E vi os sete anjos que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. E eles prepararam-se para tocá-las."
V. O.- "E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e foram lançados na terra saraiva e fogo e queimou a terça parte da terra."
7 A- "E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar algo como um grande monte ardendo em fogo; e morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar."
5 B- "E o terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu uma grande estrela chamada Absinto, ardendo como uma tocha, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas."
5 A- "E o quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e da lua, e das estrelas, para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse."
6 B- "E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo."
6 A - "E tocou o sexto anjo a trombeta, e ouvi uma voz: 'Solta os quatro anjos que estão presos junto ao grande rio Eufrates'. E foram soltos os quatro anjos que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens."
VOZ OCULTA - "E tocou o sétimo anjo a trombeta..."
TROMBETA
VOZ OCULTA- "... e houve no céu grandes vozes que diziam:"
TODOS - "Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre."
1B - "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso."
1 A- "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E, acabando-se os mil anos, e depois de solto, o diabo, que enganava as nações, será lançado no lago de fogo e enxofre, onde estará a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."
B - "E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles."
A - "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida, e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras."
TODOS - "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lado de fogo."
V.O - "E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro."
TODOS - "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre."
V.O - "E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar." (A VOZ OCULTA PASSA A SER PERSONAGEM)
P.E.- "Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã."
EX-V.OCULTA - "E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida. Aquele que testifica estas coisas diz:"
TODOS - "Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!"

Nenhum comentário: