BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Mc 13.24-27 - Como eu gostaria de estar no momento em que Jesus chegar?

SERMÃO PENÚLTIMO DO ANO ECLESIÁSTICO
TEXTO: Mc 13.24-27 (Junto: 28-37)
TEMA: "Como EU gostaria de estar no momento em que Jesus chegar?"

I - O QUE O TEXTO  (24-27) ESTÁ DIZENDO?
1. 24a - (...a tribulação), que soma toda a conseqüência do pecado, mais o incomparável acentuar da mesma nos dias mais próximos do fim (cf. 13.14-23), terão chegado ao seu final..
2. 24b a 25 - o final deste mundo por Deus finalmente chega, sendo que agora os fenômenos citados não são apenas sinais mas, sim, o desfazer deste mundo por Deus, cf. tb. 2Pe 3.10-13.
3. 26 - neste mesmo momento chega Jesus, com poder e grande glória - terá chegado o grande momento predito, prometido, esperado por alguns mas desprezado por muitos.
4. 27 - os anjos, enviados por Jesus, reunirão os seus escolhidos. Devemos notar que, cf. Mt 25.32..., "todas as nações" serão reunidas mas, os fiéis serão salvos e os incrédulos condenados.
5. A grande pergunta que todos devem fazer:

II - COMO EU GOSTARIA DE ESTAR NESTE MOMENTO?
1. Alguns certamente ainda vão estar indiferentes - Lc 17.26-30
Serão condenados, pois lhes estará faltando a fé em Cristo.
2. Outros vão estar ainda procurando observar, admirar, desvendar e até se aproveitar com os sinais dos tempos - Mt 12.38,39
Serão condenados, pois estarão ocupados com o secundário..
3. Outros vão estar crendo numa doutrina falsa ou mercadejando com a Palavra de Deus - 2Jo 11 (cúmplice);  Jo 10.12,13
Serão condenados, porque estarão na idolatria e blasfêmia contra Deus e a verdadeira fé e doutrina.
4. Outros estarão pertencendo a uma igreja cristã, mas só de nome e de aparência, ou ocupados só com os bens materiais - Mt 15.8 (ver tb. Lc 14.18...)
Estão em sério risco de se perder, pois estão apresentando sintomas de falta de fé - Hb 11.6 "... impossível agradar a Deus..."
5. OUTROS TERÃO CRIDO E ESTARÃO CRENDO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE NO QUE CRISTO JESUS FEZ PARA SEU PERDÃO, VIDA E ETERNA SALVAÇÃO E ANDANDO COM ELE NO SEU DIA A DIA - Jo 3.16; Mc 16.16a.; Ap 2.10c.
Estes serão os "seus escolhidos" do nosso v. 27
  • A princípio, todos eram igualmente pecadores e condenados: Rm 3.23 e 6.23
  • Cf. Jo 3.16, Deus enviou Jesus para todos igualmente
  • Mas, cf. Mc 16.16, só quem crê será salvo.
  • O que me deveria interessar, portanto, é ser e estar entre esses "seus escolhidos" no grande dia final.

III - PARA QUE ISSO SEJA POSSÍVEL, ELE MESMO ME DÁ TODAS AS CONDIÇÕES
  • Pela Palavra e Sacramentos Ele me dá a FÉ e nova vida
  • Pela Palavra e Sacramentos Ele me dá, assiste e acompanha para eu viver num sincero "vigiar" (nosso Ev., vv. 33,35,37)
  • Pela Palavra e Sacramentos Ele me dá ânimo e forças para eu amar o próximo e fazer a Sua Missão com o que, além de eu O estar servindo, estou me ocupando e exercitando para não dar lugar ao diabo...
  • Exclusivamente Ele e Dele vem tudo o que eu preciso para poder e ter certeza de ser um dos "seus escolhidos" no meio da grande família quando Jesus chegar.  

Que o próprio Deus, em Cristo e o Espírito Santo, nos fazendo usar dia a dia a sua Palavra e os Sacramentos, esteja presente vivamente em nossa vida, conservando-nos "seus escolhidos" para esta vida e para a eternidade.

Também, que o mesmo Deus, nos ajudando a fazer constante uso da oração e de toda a prática cristã e sua Missão, esteja nos mantendo ocupados, tanto para o bem da nossa "vigilha" até Ele chegar, com para a salvação de muitas almas ainda perdidas.

Nunca queiramos ser mais do que ninguém mas, que Deus nos ajude para estarmos entre os "seus escolhidos" - aqueles que creram e foram salvos por sua morte e ressurreição.  Amém!  

Rev. Osmar Schneider
Pires, Limeira, SP - 19/11/00

Nenhum comentário: